Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
A sugestão de leitura de hoje é o livro The Linux Programming Interface, da Editora No Starch Press. Este é um guia para os programadores das plataformas Linux ou Unix e promete ficar para a história como um livro de referência sobre este tema.
Já aqui tínhamos falado em livros de programação em várias plataformas, mas ainda não tínhamos analisado uma obra que abordasse a programação em Linux ou Unix. Este livro irá dar uma grande ajuda para quem se interessa pelas “artes da programação” de aplicações que irão funcionar em cima destes poderosos Sistemas Operativos.
Estamos perante mais uma grande obra da Editora No Starch Press, da qual já tínhamos uma excelente impressão desde a análise do livro Hacking – The art of exploitation. Este livro, The Linux Programming Interface (Interface de programação Linux), é uma autêntica bíblia (1552 páginas), e é construído com grande qualidade, capas duras, acabamentos refinados, papel de qualidade, etc. Pode não ser dos livros mais baratos que já aqui trouxemos, mas é sem dúvida um bom investimento.
É uma obra muito completa, de referência para o futuro, onde o seu autor, Michael Kerrisk, especialista em programação para ambientes Linux, disponibiliza uma descrição detalhada de conceitos importantes em Sistemas Operativos como por exemplo, System Calls e bibliotecas de funções que necessitamos de conhecer de forma a dominarmos a arte da programação de sistemas, completando cada explicação com um programa de exemplo, que complementa e reforça os conhecimentos que nos transmite ao longo dos capítulos, que são imensos (64). Nada melhor que colocar as “mãos na massa” em cada capítulo, de forma a compreendermos na prática o que acabámos de ler, do que apenas “empinar” teoria massuda e pesada, que sem experimentação, depressa a esqueceremos.
São explicadas em detalhe mais de 500 system calls e bibliotecas de funções, com mais de 200 programas de exemplo, 88 tabelas e 115 diagramas. Como podem perceber, não se trata de mais uma obra para encher uma prateleira. Este livro enche-nos mesmo a mente com muito conhecimento. Depois de lermos este livro ficamos a dominar conceitos como por exemplo, leitura e escrita de ficheiros, desenvolvimento de aplicações de rede com as API’s de socket, criação de processos e execução de programas ou utilização de pipes para efectuar comunicação entre processos, entre muitos outros.
O livro The Linux Programming Interface respeita os standards Unix POSIX.1-2001/SUSv3 e POSIX.1-2008/SUSv4, pelo que tudo o que aprendermos nele será válido para todas as restantes plataformas Unix based. É sem dúvida a obra escrita mais completa sobre este tema, e tornar-se-á definitivamente num clássico dos livros técnicos de Informática.
Este livro destina-se a programadores e designers de software que desenvolvem aplicações para Linux ou Unix, formadores que leccionem sobre este tema, Administradores de Sistemas que pretendem obter mais conhecimentos sobre a orgânica dos sistemas Unix like e entusiastas em geral, que se interessem pela programação Linux. Não são necessários conhecimentos prévios sobre linguagens de programação, pois o autor teve o cuidado de explicar de forma clara cada tópico, mas uns ligeiros conhecimentos sobre programação na linguagem C serão bem-vindos.
Michael Kerrisk já desenvolve aplicações para plataformas Linux e Unix à mais de 20 anos, tendo já leccionado inúmeros cursos sobre o tema da programação para Linux e Unix. Desde 2004 que se dedica ao projecto Man-Pages Project (http://www.kernel.org/doc/man-pages/), que produz as páginas do manual que descreve o kernel Linux e as APIs glibc. Ele já escreveu mais de 250 páginas deste manual. Actualmente reside com a sua família em Munique, na Alemanha.
A Editora Norte-Americana No Starch Press, está sedeada na Califórnia, em São Francisco, e especializou-se na publicação de livros na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, ou “entretenimento para Geeks” como a própria Editora afirma no seu site. Trata-se de uma Editora ainda um pouco desconhecida no nosso país, mas de grande relevo internacional, pela qualidade das suas obras e pelos temas que aborda de forma aprofundada e rigorosa.
The Linux Programming Interface
Autor: Michael Kerrisk
Outubro 2010, 1552 pág.
ISBN: 978-1-59327-220-3
Capa Dura