Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Gostaria de aprender a programar de forma a poder criar aplicações fantásticas para o iPhone e iPad e, quem sabe conseguir vende-las na App Store da Apple? Pois sem dúvida necessita de começar por algum lado! Este livro da Apress é sem dúvida um bom começo!
Nos dias que correm o gadget mais badalado do mercado é sem dúvida o iPhone, seguido do seu irmão mais novo, o iPad. Estes gadgets tornaram-se tão importantes e conquistaram tantos fãs, que a indústria da programação seguiu o fenómeno e a Apple possui hoje uma enorme fileira de programadores a desenvolver aplicações para esta popular plataforma, o iOS (Sistema Operativo dos gadgets iPhone e iPad da Apple). Um programador que consiga criar e distribuir aplicações na App Store, chegará a um público de milhões de utilizadores por todo o mundo. Poderá criar aplicações gratuitas mas que vendem espaços publicitários, ou aplicações pagas.
Existem inúmeros casos de sucesso de pequenas empresas ou programadores de garagem que enriqueceram de um dia para ou outro, apenas porque criaram uma aplicação inovadora para a plataforma móvel da Apple. As empresas pelo mundo fora estão também atentas a este sucesso e estão também elas a contratar programadores para criarem uma aplicação para iPhone, iPod Touch ou o iPad, de forma a se tornarem mais presentes nesta plataforma e angariarem mais clientes. Sem duvida nenhuma que quem investir na programação para estes dispositivos tem o retorno assegurado, quer seja o programador ou o cliente contratante.
Muitos analistas afirmam que o sucesso do iPhone é a sua vasta gama de aplicações disponíveis na App Store, a loja online de aplicações para este gadget. Mais de 1 bilião de aplicações foram descarregadas nove meses depois da App Store ter sido aberta ao publico e esse numero tem crescido de forma exponencial.
Mas para muitos programadores ou entusiastas em Portugal este tipo de programação ainda é algo “desconhecido” e muitos nem sabem por onde começar. Estes equipamentos só agora começam a ter grande relevância no nosso país. É aqui que este Livro “iPhone and iPad Apps for Absolute Beginners” (Aplicações para iPhone e iPad para principiantes) tem a sua enorme utilidade, pois faz uma abordagem simples e esclarecedora, ao mundo da programação para iPhone e iPad, explicando de forma muito clara, quais as ferramentas necessárias, a linguagem de programação que irá ser utilizada, como desenhar interfaces de utilizador e mesmo como criar a sua primeira aplicação para iPhone, entre outros ensinamentos muito importantes que este livro nos transmite.
O livro iPhone and iPad Apps for Absolute Beginners faz uma introdução ao Ojective-C, que é a linguagem utilizada para programar para iPhone, ao framework Cocoa Touch, e ao iPhone SDK. Qualquer um poderá criar aplicações para iPhone e iPad e este livro explica como o fazer.
O livro está muito bem redigido, com explicações “passo a passo” ajudando os mais inexperientes com a plataforma a iniciarem-se na programação em Objective-C (C Objectivo ou C para Objectos).
O livro iPhone and iPad Apps for Absolute Beginners possui ainda um vasto leque de imagens que nos ajuda a visualizar o que o autor nos quer ensinar, facilitando todo o processo de aprendizagem.
Nota: O livro é escrito em Inglês e por isso optamos por colocar aqui os nomes dos capítulos na sua língua original.
Capítulo 1: Before We Get Started
Capítulo 2: Blast-Off!
Capítulo 3: What’s Next?
Capítulo 4: An Introduction to the Code
Capítulo 5: Buttons & Labels with Multiple Graphics
Capítulo 6: Switch View with Multiple Graphics
Capítulo 7: Dragging, Rotating, and Scaling
Capítulo 8: Table Views, Navigation, and Arrays
Capítulo 9: MapKit
Sobre o Autor:
Rory Lewis tem 48 anos e é um Professor Assistente da Cadeira de Ciências computacionais da Universidade do Colorado em Colorado Springs. É descrito frequentemente como o Professor que quando está no escritório, os alunos estão sempre em fila lá fora, tal é a sua popularidade entre a comunidade estudantil. Percebemos isso facilmente ao ler o livro pois a sua escrita é muito fluida e divertida, cativando depressa o leitor.
Sobre a Editora:
A Apress é uma Editora norte-americana especializada em publicações na área das novas tecnologias da informação e comunicação. Está sedeada em Nova Iorque e possui um site que pode ser acedido em www.apress.com