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Home Revisões Livros Livro iOS 4 Programming Cookbook – O livro de receitas de programação para iOS


iOS_4_Programming_CookbookA sugestão de leitura de hoje, o livro iOS 4 Programming Cookbook da Editora O’Reilly, é um verdadeiro “livro de receitas” sobre programação para o Sistema Operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 4.

Programar para iOS, o Sistema Operativo dos gadgets da Apple, é cada vez mais fácil e encontramos cada vez mais literatura disponível para nos ajudar a entender este novo mundo do iOS, Objective-C, Xcode etc. etc. Como se de um livro de culinária se tratasse, as “receitas” que este livro nos apresenta e explica, ajudam-nos a entender os aspectos essenciais da programação para iOS, num formato de problema/solução, com exemplos concretos para iPhone, iPad, iPod Touch etc.

iOS_4_Programming_CookbookO livro iOS 4 Programming Cookbook da O’Reilly apresenta soluções de desenvolvimento no framework do iOS SDK4, onde temos contacto com tecnologias como Cocoa, Objective-C, Xcode, Interface Builder, entre outras. Com estes exemplos práticos passo a passo, vamos ganhando a “estaleca” necessária para nos tornarmos nuns programadores iOS profissionais.

Este livro ensina-nos a trabalhar com Classes em Objective-C, a linguagem de programação da Apple, objectos, delegates, propriedades, gestão de memória, Map Kit, Core Location APIs, Core Motion Framework, multitasking apps, entre muitas outras funcionalidades fantásticas do iOS.

Repleto de exemplos práticos e cenários passo a passo, este é um excelente livro para programadores que pretendem aprofundar as suas bases na programação para iOS, sendo portanto um livro que não será muito aconselhável para quem se deseja iniciar neste mundo, pois convém já ter alguma experiência sobre Objective-C, Programação Orientada a Objectos, etc.

Capítulos do Livro iOS 4 Programming Cookbook da Editora O’Reilly:

  • Capítulo 1: Working with Objects
  • Capítulo 2: Implementing Controllers and Views
  • Capítulo 3: Constructing and Using Table Views
  • Capítulo 4: Core Location and Maps
  • Capítulo 5: Implementing Gesture Recognizers
  • Capítulo 6: Networking and XML
  • Capítulo 7: Operations, Threads, and Timers
  • Capítulo 8: Audio and Video
  • Capítulo 9: Address Book
  • Capítulo 10: Camera and the Photo Library
  • Capítulo 11: Multitasking
  • Capítulo 12: Core Data
  • Capítulo 13: Event Kit
  • Capítulo 14: Graphics
  • Capítulo 15: Core Motion

 

Capítulo 1: “Working with Objects”

Explica como as Classes em Objective-C são estruturadas e como os objectos podem ser instanciados. O capítulo fala sobre as propriedades e delegates, bem como gestão de memória no Objective-C.

Capítulo 2: “Implementing Controllers and Views”

Descreve as várias abordagens para implementar o interface das nossas apps iOS aproveitando as diferentes ferramentas que o SDK disponibiliza. Este capítulo também apresenta as características que só estão disponíveis no IPAD, como o popover etc.

Capítulo 3: “Constructing and Using Table Views”

Mostra como podemos trabalhar com vistas e tabelas para criar apps com aparência profissional no iOS.

Capítulo 4, “Core Location and Maps”

Descreve a forma como podemos tirar partido do Map Kit e do Core Location API para desenvolver aplicações “location-aware” no iOS. Vamos aprender como criar mapas, e detectar a localização de um dispositivo, adequando os mapas com anotações personalizadas. Vamos também aprender sobre a geo-codificação e geo-codificação reversa, bem como alguns dos métodos do Core Location, que só estão disponíveis no 4 iOS SDK e mais recentes.

Capítulo 5: “Implementing Gesture Recognizers”

Este capítulo demonstra como tirar partido do reconhecimento de gestos, que permitem que os utilizadores manipulem a interface gráfica das Apps iOS. Vamos aprender como usar todos os reconhecedores de gestos disponíveis no SDK do iOS, com exemplos testados em iOS 3 e iOS 4 em diferentes dispositivos como o iPhone 3G, iPhone 4 e iPad.

Capítulo 6: “Networking and XML”

Ensina como fazer o download de ficheiros a partir de um URL e analisar ficheiros em XML. Este capítulo também aborda as ligações síncronas e assíncronas e seus prós e contras. Vamos também aprender a manipular a cache de ficheiros na memória e no disco, de forma a evitar consumos exagerados de banda larga.

Capítulo 7: “Operations, Threads, and Timers”

Este capítulo descreve os detalhes sobre operações, threads e temporizadores. Usando o material neste capítulo, podemos desenvolver aplicações multithreaded modernas para iOS.

Capítulo 8: “Audio and Video”

Nesta secção do livro iremos analisar o AV Foundation bem como os Media Player frameworks disponíveis no SDK. Estas ferramentas permitem reproduzir ficheiros de áudio e vídeo e lidar com interrupções que podem ocorrer, como por exemplo chamadas telefónicas, etc.

Capítulo 9: “Address Book”

Explica como utilizar o framework Address Book e como recuperar contactos, grupos e suas informações da base de dados e catálogo de endereços num dispositivo iOS. O Address Book é composto inteiramente por APIs em C e por isso muitos programadores Objective-C  têm dificuldade em utilizar este framework em relação a frameworks que possuem uma interface de Objective-C. Depois de lermos este capítulo e testando os exemplos por nós mesmos, vamos nos sentir muito mais confiantes com a estrutura do Catálogo de Endereços.

Capítulo 10: “Camera and the Photo Library”

Demonstra como podemos determinar a disponibilidade do front-e back-end das câmaras de um dispositivo iOS. Algumas das receitas neste capítulo são específicos para o iOS 4, sendo as restantes utilizáveis no iOS 3 e iOS 4. Vamos também aprender como aceder à Biblioteca de fotografias utilizando a estrutura da Biblioteca que está disponível no iOS 4. No final do capítulo, vamos aprender a editar de vídeos directamente num dispositivo iOS.

Capítulo 11: “Multitasking”

Explica com o auxílio de vários exemplos, como criar aplicações multitarefa, no iOS 4. Explica também o que é o processamento em segundo plano.

Capítulo 12: “Core Data”

Descreve como manter uma storage persistente para Apps de dados tirando partido do Core Data.

Capítulo 13: “Event Kit”

Este capítulo aborda o Event Kit e o seu framework, que vem disponível no iOS 4 e posteriores versões, de forma a podermos fazer a gestão de eventos e calendários num dispositivo iOS. Iremos também aprender como criar, modificar ou apagar eventos, através de exemplos práticos muito simples, que por exemplo nos ensinam a criar calendários CalDAV.

Capítulo 14: “Graphics”

Este capítulo faz a apresentação do Core Graphics framework, onde aprendemos a desenhar imagens e texto num contexto gráfico e gravá-los como uma imagem.

Capítulo 15: “Core Motion”

Este capítulo explica como utilizer o Core Motion framework, que é uma das novidades do iOS versão 4. Com este framework podemos interagir com o acelerómetro e giroscópio que existem nos dispositivos iOS.

 

Sobre o autor:

Vandad Nahavandipoor é um programador experiente em Cocoa, Cocoa Touch,Assembly, Delphi, e .NET. É colaborador de uma empresa que desenvolve aplicações bancárias em Londres.

 

iOS_4_Programming_CookbookiOS 4 Programming Cookbook

Autor: Vandad Nahavandipoor

Editora: O'Reilly

Data: Fevereiro 2011

Págs.: 640

ISBN:978-1-4493-8822-5

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