Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Na passada sexta-feira o Facebook deu mais um passo atrás no que diz respeito à privacidade dos seus utilizadores. A partir desse dia as aplicações que instalamos no Facebook já podem recolher os nossos números de telefone e moradas.
O gigante das redes sociais anunciou no seu blog para programadores que a partir de agora é possível aos programadores de aplicações recolher a morada e o número de telefone de quem instale aplicações no Facebook, com a introdução das classesuser_address
e user_mobile_phone.
Se já eram fortes as criticas contra a constante degradação das políticas de privacidade dos utilizadores do Facebook, com este passo elas tornaram-se mais intensas. Se bem que a recolha do número de telefone e morada só seja permitida para aqueles que aceitarem essas condições (ver imagem), muitos utilizadores aceitam essas politicas de privacidade sem sequer as lerem, podendo agora ver os seus dados privados de “alto nível” de confidencialidade, como a morada, serem aproveitados para fins comerciais ou em ultimo caso até ilegais, que na situação concreta da morada, poderão implicar um perigo de segurança acrescido para esses utilizadores.
Os responsáveis pelo Facebook defendem esta medida afirmando que existe sempre um controlo por parte do utilizador em aceitar ou não estas novas regras, mas todos nós sabemos que diariamente surgem novos estratagemas para ludibriar os utilizadores desta rede social e que muitos deles não possuem os conhecimentos necessários para que se possam precaver deles.
Se tem medo de ver a sua informação pessoal ser divulgada a terceiros, o melhor mesmo é apaga-la do seu perfil, evitando assim transtornos futuros.