Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.
Foi na passada semana que a Microsoft Portugal reuniu na sua sede em Lisboa, mais de 450 developers oriundos de várias zonas do país e estrangeiro, para um evento inteiramente destinado à arte de fazer jogos. O Ticnologia esteve presente e o balanço é extremamente positivo.
A empresa da casa, a Microsoft, pretendia reunir no Game Dev Camp toda comunidade de programadores, profissionais, independentes e amadores, que operam na área do desenvolvimento de jogos, e estes responderam positivamente à chamada! A sua sede em Lisboa, situada no parque das nações, quase que “rebentava” pelas costuras, com a presença de cerca de 450 programadores que ali se deslocaram no passado dia 18. Num evento distribuído por várias sessões, e ocorrendo de forma paralela por 5 salas distintas, foi dado a conhecer o que de melhor se faz em Portugal no desenvolvimento de jogos, numa iniciativa organizada pela Microsoft em conjunto com os seus parceiros, Biodroid, Bica Studios, Nerdmonkeys, GameSparks e GameOver.
Miguel Vicente, o responsável pela área de Marketing e Audiências Técnicas na Microsoft Portugal, afirma:
“Portugal tem tudo o que é preciso para se tornar um caso de referência na indústria de videojogos e aplicações e a prova disso mesmo é o excelente trabalho desenvolvido por toda a comunidade com projetos reconhecidos, já hoje, à escala global, numa indústria altamente competitiva e em crescente evolução.”
Nós concordamos! O evento mostrou algo que não esperávamos encontrar, um elevadíssimo nível de qualidade no que se faz por cá ao nível da produção e desenvolvimento de jogos. É de facto um sector inovador e a fervilhar de entusiasmo. Notava-se isso nas plateias “à pinha” em que centenas de jovens, a grande faixa etária a marcar presença também, a comprovar que esta área também terá o seu futuro assegurado e que as universidades nacionais também estão a desempenhar um papel fundamental neste campo.
Empresas como a Biodroid, Bica Studios, Nerdmonkeys, Gamestudio78, Artbit Studios ou Indot foram apenas alguns exemplos de empresas nacionais que estão a trabalhar no desenvolvimento de jogos para a nova geração de plataformas e que veem já o seu trabalho projetado à escala mundial, e levaram ao Game Dev Camp os seus programadores e designers, que apresentaram algumas linhas orientadoras ao público, assim como mostraram o que estão a desenvolver nas suas casas.
Foram também apresentadas algumas novidades, como Megaramp, um jogo a ser desenvolvido em Portugal pela Biodroid e em exclusivo para Windows Phone em Portugal; o Grumpy Dots, da autoria da Indot, o Smash IT! Adventures desenvolvido pela Bica Studios; Inspector Zé e Robot Palhaço da responsabilidade da Nerdmonkeys; ou o recente caso de sucesso mundial ZEZ criado pela Artbit Studios, entre muitos outros.
A empresa anfitriã, a Microsoft, criou o programa “Jump”, tratando-se de uma iniciativa nacional que compreende o programa BizSpark, incluindo a disponibilização de ferramentas, software e de plataformas de Cloud para os projetos integrados neste programa, a cedência de dispositivos para testes, apoio no marketing e divulgação. Para além disso, criou ainda o programa global ID@Xbox, através do qual disponibiliza gratuitamente, e para estúdios de qualquer dimensão, o SDK (Software Development Kit), documentação técnica, middleware gratuito, acesso global à plataforma Xbox e serviços associados (como achievements, Kinect, Xbox Live, e mais), entre outras ferramentas.
Parabéns à organização e que venham mais eventos destes! Portugal agradece, e os gamers também!