Há que fazer aqui um esclarecimento sobre o Joomla, ou outro sistema de CMS (Content Management Systems). Os sites construídos nesta plataforma não são todos iguais e monótomos pelo seguinte, pois estes sistemas compreendem duas vertentes, a parte "código" onde estão a Base de dados MySQL, os ficheiros PHP, os módulos, extensões etc, e a parte "visual", ou o template do site, que é a parte visivel de um site, realizada com CSS e imagens. Ora é aqui que surge a parte creativa, pois um site em Joomla, Wordpress, Drupal etc, pode ter mil e um aspectos diferentes, conforme a criatividade do criador do template (ou tema).
Quando às vantagens de se usar um sistema CMS ao contrário de fazer um site de raiz, são enúmeras e óbvias. Pois o tempo que demoraríamos a desenvolver um site com as extensões e módulos de o site CMS é "incomparável" já para não falar nos conhecimentos que teríamos de ter em desenvolvimento PHP / MySQL.
Além disso, há que ter em linha de conta os aspectos de escalabilidade, segurança, etc, pois quando desenvolvemos um site do zero temos de fazer todos os testes, enquanto que uma plataforma Joomla por exemplo, tem milhares de utilizadores a testas, desenvolver, melhorar.
Para os fãns das ferramentas CS como o Dreamweaver, Photoshop etc, mesmo usando um CMS elas são sempre necessárias, para customizar o site, corrigir bugs etc.
Espero que este meu post ajude a "desmistificar" alguns receios que muitos ainda têm em relação a um Content Management System.