Política de Cookies TICNOLOGIA - Directiva Europeia - EU e-Privacy Directive

Este website utiliza cookies na gestão de autenticações, navegação e outras funcionalidades que lhe disponibilizam uma melhor experiêcncia de utilização. Ao utilizar o nosso website, você aceita que nós coloquemos este tipo de cookies no seu dispositivo.

Visualizar toda a documentação sobre o e-Privacy Directive

Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido
(1 a ver) (1) Visitante
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TOPIC: Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido

Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido 14 anos, 1 mês passados #144

Já todos ouvimos falar em discos rígidos e muitos já certamente ouviram falar em desfragmentar o disco. Para que serve? É mesmo necessário?

A resposta é óbvia…sim!
Não só melhora a vida útil do disco como também aumenta significativamente a performance do sistema. Imagine uma prateleira de uma estante de livros. Todos os dias tira livros do sítio e adiciona outros. Como os que entram têm tamanhos diferentes dos que saem, vão ficando espaços vazios que se não “arrumar” e compactar os livros, vai tornar difícil colocar mais. Ora num computador passa-se o mesmo. O Sistema Operativo vai removendo e adicionando ficheiros e deixando espaços vazios. Para tentar ocupar estes espaços reparte os novos ficheiros por várias zonas do disco para ocupar os espaços desocupados por ficheiros que foram apagados. Aqui é que surge o fenómeno da fragmentação. Esta divisão dos arquivos por várias zonas do disco obriga a cabeça de leitura do disco a ter de percorrer grandes distâncias para “colher” todas as partes de um ficheiro. Isto causa desgaste e claro…o tempo de resposta é muito superior se todas as partes do ficheiro fossem contíguas. Como resolver isto? Vamos ver já de seguida…


Existem utilitários grátis que são excelentes para esta tarefa de manutenção, mas o próprio Windows também o faz.
Veja como neste tutorial:

Vá ao “Meu Computador”



Clique com o botão direito do rato e nesse menu clique em “propriedades”



Clique no separador “ferramentas”



Clique em “desfragmentar agora”



Clique em "analisar disco" ou "desframentar disco". A diferença é que o primeiro analisa e informa da necessidade ou não de desfragmentar, e o segundo passa logo à acção.


Existem também a possibilidade de agendar esta tarefa ou usar programas mais eficazes. E até grátis! Veremos isso no próximo capítulo deste tutorial! É fácil não é?
  • pt-tech
  • OFFLINE
  • Aprendiz de Técnico
  • Mensagens: 90
  • Pontos: 6
  • Karma: 0

Re: Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido 14 anos, 1 mês passados #150

Tarefa muito simples que todos os users deviam saber fazer.

Não é só utilizar o pc e deixar andar...

Bom tutorial.
  • nuno_p
  • OFFLINE
  • Moderador
  • Visitem o Meu canal do youtube.Link na assinatura.
  • Mensagens: 148
  • Pontos: 5
  • Karma: 2
  • Medalha de Honra - Moderador Exemplar

Re: Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido 13 anos, 9 meses passados #363

Nem mais, isto é daquelas coisas simples mas que toda a gente pode e deve fazer.

Apenas uma nota: nunca mas nunca desfragmentar um disco rígido SSD, dá barraca...
  • TFP
  • OFFLINE
  • Maçarico
  • Mensagens: 22
  • Pontos: 11
  • Karma: 0

Re: Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido 13 anos, 9 meses passados #365

TFP Escreveu:
Nem mais, isto é daquelas coisas simples mas que toda a gente pode e deve fazer.

Apenas uma nota: nunca mas nunca desfragmentar um disco rígido SSD, dá barraca...


Dá para desfragmentar um sdd? pensava que não
  • nuno_p
  • OFFLINE
  • Moderador
  • Visitem o Meu canal do youtube.Link na assinatura.
  • Mensagens: 148
  • Pontos: 5
  • Karma: 2
  • Medalha de Honra - Moderador Exemplar

Re: Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido 13 anos, 9 meses passados #367

Também ja li que não se deve desfragmentar. Mas ainda não encontrei nenhum artigo que me explique o porquê.
Sei é que as drives SSD já possuem sistemas de limpeza e correcção de erros que lhes dão mais fiabilidade. Quem conhecer um site fixe com mais info sobre isso poste aqui!
  • pt-tech
  • OFFLINE
  • Aprendiz de Técnico
  • Mensagens: 90
  • Pontos: 6
  • Karma: 0

Re: Tutorial - Desfragmentar o disco = PC mais rápido 13 anos, 9 meses passados #368

PT-TECH Escreveu:
Também ja li que não se deve desfragmentar. Mas ainda não encontrei nenhum artigo que me explique o porquê.
Sei é que as drives SSD já possuem sistemas de limpeza e correcção de erros que lhes dão mais fiabilidade. Quem conhecer um site fixe com mais info sobre isso poste aqui!


O porque é simples, como não é disco mecânico não precisa reorganizar os ficheiros para ter acesso rápido.
Não tem a agulha a andar de uma ponta a outra a demorar tempo, é tudo instantâneo, logo não precisa de defrag.
  • nuno_p
  • OFFLINE
  • Moderador
  • Visitem o Meu canal do youtube.Link na assinatura.
  • Mensagens: 148
  • Pontos: 5
  • Karma: 2
  • Medalha de Honra - Moderador Exemplar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: FabioRosado
Tempo para criar página: 0.23 segundos